
Retratos corporativos profissionais
Compartilhe
É realmente importante ter um retrato corporativo profissional?
Eu recebo muito essa pergunta, afinal em 2022 as pessoas têm muitas câmeras fotográficas à disposição: no celular, no computador…. Então por que pagar por um retrato profissional?
Será que realmente faz diferença ter uma foto corporativa feita por um profissional? A ponto de valer a pena o valor pago nas fotos profissionais?
Em primeiro lugar: não é necessariamente caro fazer um retrato profissional, em estúdio, na empresa ou na sua casa. O valor depende muito do fotógrafo, da estrutura e de outras coisas como local e quantas pessoas serão fotografadas em um dia. Se houver mais de uma pessoa, o valor de maquiagem e assistência, por exemplo, é dividido entre todos os fotografados.
Mas o ponto é: faz diferença na vida?
Honestamente? Vale a pena por você! Em termos de empregabilidade, vai de cada área. Mas na época em que vivemos, a imagem conta muito (gostemos disso ou não). Nós estamos saturados de imagens, que nós vemos fotografias o tempo todo. Com isso, acabamos nos acostumando a ficar mais críticos com imagens que têm pequenos defeitos, por exemplo. Quem nunca recebeu mensagem no whatsapp de algum prestador de serviço, e achou a foto inapropriada? É desconfortável, não é?! Afinal, na maioria das vezes nós conseguimos olhar para um retrato e dizer se parece feito por um profissional ou não. Ao menos um palpite a gente consegue dar.
Como você se sente quando capricha no look?
A analogia que eu proponho é a seguinte: vale a pena se produzir, tirar tempo do seu dia para cuidar do cabelo, da roupa, da pele? Minha resposta particular é: depende. Tem dias em que eu tô ótima de moletom e isso é o que mais quero.
Mas quando eu tô inspirada e coloco um look caprichado ou quando eu escolho com mais cuidado o que quero vestir, a sensação pode ser muito boa! Olho no espelho e penso "que poder, que mulher!". E isso eu tenho certeza que interfere em como eu me posiciono no mundo.
Nos dias em que você está confiante, a sua postura muda! Com a fotografia, pode ser o mesmo. Com uma ótima foto de perfil profissional estampando o seu linkedin ou o seu avatar em uma reunião virtual, você pode se sentir mais confiante, mais orgulhosa, mais feliz.
Do ponto de vista da empresa, transmite um ar de profissionalismo quando a pessoa que está sendo buscada por um emprego ou com a qual a reunião é realizada tem uma foto profissional.
É por isso que eu acho que na maioria dos casos, seja para profissionais experientes ou iniciantes, vale muito a pena investir em um retrato profissional. Além de ser uma experiência deliciosa, muitas vezes transformadora, ser fotografada em estúdio por alguém que sabe o que está fazendo e que tem escuta, que troca, que sabe acolher. No meu portfólio de retratos tem algumas fotos do projeto Nosso Poder, que foi uma experiência muito especial para mim e para as modelos.
E, afinal, o retrato tem a vantagem em relação ao look bem produzido: você não precisa fazer um novo a cada dia. Você pode fazer um retrato a cada ano, a cada corte de cabelo, a cada vez que você sentiu que mudou e que precisa/merece uma nova imagem.
É um investimento que dura muito tempo e que eu acredito, de verdade, ser capaz de mudar a forma como nos vemos.
Deixei aqui três auto-retratos corporativos, que fiz em momentos diferentes da minha vida e carreira. Entre a primeira e a última foto, passaram-se 5 anos apenas. Mas eu sinto que cada imagem representa muito bem quem eu era naquela época. Pensando bem, já está na hora de fazer o próximo...


